top of page

Dia da Pessoa com Deficiência

O Dia da Pessoa com Deficiência foi assinalado, uma vez mais, pelos Professores de Educação Especial em parceria com a Biblioteca Escolar, com a Coordenação de Estabelecimento da Escola Básica de Solum Sul e em articulação com as Educadoras de Infância e os Professores Titulares de Turma.

Pretendeu-se assim, entre outros aspetos, sensibilizar para a diferença e promover a inclusão, desenvolvendo-se, simultaneamente, os conteúdos programáticos das várias áreas curriculares (e.g., Português, Estudo do Meio, Expressões e Educação para a Cidadania) de forma articulada, em cumprimento de um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU): o objetivo nº 10, que consiste em reduzir as desigualdades.

As crianças do Jardim de Infância visualizaram o vídeo “Kids playing basketball open their hearts and invite a boy in a wheelchair to play”, refletindo sobre a importância de sermos amigos uns dos outros e de brincarmos com todos, independentemente das suas dificuldades, ajudando-os a serem mais felizes.

A partir de um guião de exploração proporcionado pela Biblioteca Escolar, os alunos do 1.º ano visualizaram o vídeo “As cores das flores” da ONCE, ficando a saber que todos temos capacidades, independentemente das dificuldades que tenhamos. Com os meios e a ajuda adequados, conseguimos, por isso, dar o nosso melhor, enriquecendo-nos e enriquecendo os outros. Construímos um mundo melhor, respeitando as diferenças de cada um(a) foi o mote para os trabalhos de expressão plástica.

Também a partir de um guião de exploração facultado pela Biblioteca Escolar, os alunos do 2.º ano puderam exteriorizar o que sentiram ao ver o vídeo “Cordas” de Pedro Solís e concluir que temos que olhar para quem está ou se sente excluído, fazendo aquilo que gostaríamos que nos fizessem. Afinal, todos desempenhamos um papel na vida uns dos outros e damos, mas também recebemos e, dessa forma, enriquecemo-nos uns aos outros, sendo mais felizes se fizermos os outros felizes.

Assim o expressaram:

No Dia da Pessoa com Deficiência

Vamos todos aprender

Que nada é impossível

É só preciso querer!

(Laura Torres)

 

Quando a vida te prega uma partida,

não há que desistir!

Vamos ajudar-te a sorrir.

(Francisco Tomé)

 

Quando eu vejo uma pessoa

com deficiência, eu dou carinho

e brinco com ela, para que ela

fique muito, mas muito feliz!

(Beatriz Barradas)

 

A amizade é ajudar quem precisa.

É ser gentil e doce como uma brisa.

A quem chora, as lágrimas limpar,

E a quem está triste, um grande abraço dar.

(Laura Tangarrinhas)

Os alunos do 3.º ano, por seu turno, tiveram uma sessão de Língua Gestual Portuguesa com a Professora e intérprete desta Língua, Joana Biscaia, aprendendo e valorizando uma nova forma de comunicação e sentindo, na primeira pessoa, como é comunicar no silêncio das palavras, com as mãos. As palavras trabalhadas focaram-se, essencialmente, no tema da família.

Ao nível do 4.º ano de escolaridade, as três turmas participaram no Projeto “Surpreendente…MENTE!”, idealizado pela Drª Ana Paula Carvalho do Serviço de Pedopsiquiatria do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, pelos Professores de Educação Especial Bernardette Pereira e José António Melo e pela Professora Bibliotecária Nazarete Catré, em articulação com a Coordenadora de Estabelecimento, Professora Ângela Rodrigues, num desafio que foi feito por aquele Serviço, para assinalar o Dia da Saúde Mental. Privilegiou-se, nessas sessões, o sociodrama, o qual contribui para uma comunicação mais espontânea, mais empática, mais sadia e criativa. Pretendeu-se com esta iniciativa desenvolver, nas crianças, competências sócio emocionais como a empatia, a cooperação e a tolerância e prevenir fatores de risco em idade escolar.

Esses trabalhos, realizados em grupo a partir daqueles três conceitos, fazem parte da exposição que ficou no hall de entrada da escola, a qual foi concebida e operacionalizada pelos Professores de Educação Especial e pela Professora Bibliotecária, contando ainda com o apoio e trabalho da Estagiária Anália Santos da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. A exposição seguiu, posteriormente, para o Serviço de Pedopsiquiatria do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, ficando patente nas duas primeiras semanas de março no hall de entrada do Hospital Pediátrico de Coimbra.

Fotografias

Ilustrações Estela Bueno.jpg
Ilustração_Augustina_Pintos.jpg
Ilustração Vitória Vieira.jpg
1.jpg
4.jpg
2.jpg
3.jpg
5.jpg
6.jpg
7.jpg
8.jpg
11.jpg
13.jpg
bottom of page